Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. Em coletiva na sede da revista France Football, em Paris, a Fifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, que havia sido indicado, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.
No entanto, nem tudo é tristeza para o craque do Santos. Neymar também vai à Suíça para disputar o prêmio Puskas de melhor gol do ano. O tento escolhido foi o anotado na derrota do Peixe para o Flamengo por 5 a 4 pelo Brasileirão 2011 (assista no vídeo abaixo).
Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.
Os outros dois concorrentes são Messi (contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões) e Rooney (diante do Manchester City, pelo Campeonato Inglês. O ganhador será conhecido através de uma votação aberta ao público no site da Fifa.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: assista aos outros gols finalistas do prêmio Puskas 2011
Marta luta pelo hexa
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o
escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os candidatos. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes.
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista France Football. A exceção fica por conta dos finalistas do prêmio Puskas, que foram escolhidos em uma enquete on-line feita pelo site da Fifa.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play
Sevilla vence e segue mirando vaga na próxima Liga dos Campeões
Triunfo de 3 a 0 contra o Getafe coloca equipe em quarto lugar, a dois pontos da zona de classificação à principal competição de clubes europeia
O objetivo de disputar a Liga dos Campeões da próxima temporada ainda permanece forte no Sevilla. Nesta segunda-feira, a equipe superou o Getafe por 3 a 0 diante de sua torcida, em partida que encerrou a 15ª rodada do Campeonato Espanhol, e ficou a dois pontos da zona de classificação à principal competição de clubes do futebol europeu.
O resultado coloca o Sevilla em quinto lugar e com 24 pontos, a apenas dois do Levante, quarto colocado. A liderança é do Real Madrid, com 37 pontos e um jogo a menos em relação ao rival Barcelona - seu adversário do próximo sábado no Santiago Bernabéu, em mais uma edição do Superclássico. O Getafe para nos 13 e está em 16º lugar.
Fazio fez o primeiro dos donos da casa aos 32 minutos, após cobrança de escanteio de Rakitic. Logo aos três da segunda etapa, Del Moral aproveitou rebote de Cata Díaz para mandar ao fundo das redes do goleiro Moyá e ampliar.
Nos acréscimos, o malinês Kanouté marcou mais um, completando jogada de contra-ataque.
Confira os resultados da 15ª rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Racing Santander 1 x 0 Villarreal
Sporting Gijon 0 x 3 Real Madrid
Barcelona 5 x 0 Levante
Valencia 2 x 1 Espanyol
Domingo
Atlético de Madri 3 x 1 Rayo Vallecano
Real Sociedad 3 x 2 Málaga
Osasuna 2 x 1 Bétis
Mallorca 1 x 1 Athletic Bilbao
Granada 1 x 0 Zaragoza
Segunda-feira
Sevilla 3 x 0 Getafe
05/12/2011 07h10 - Atualizado em 05/12/2011 07h10
Guardiola poupa 13 no Barcelona de olho no superclássico diante do Real
Frente aos merengues, Messi entrará para a história do Barcelona como o jogador estrangeiro
que mais atuou com a camisa do time
CT do Barcelona (Foto: Site Oficial do Clube)
O treinador Pep Guardiola, do Barcelona, anunciou que vai poupar 13 jogadores para a última rodada da Liga dos Campeões
O treinador já prepara a equipe para o clássico do próximo sábado, quando o clube catalão enfrenta o Real Madrid, no
Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol.
O Barça joga contra o Bate Borisov nesta terça-feira, no Camp Nou, somente para cumprir tabela, uma vez que o primeiro lugar
da Grupo H da Champions já está assegurado.
Contra aos merengues, Messi somará 293 jogos oficiais com a camisa azul-grená, tornando-se o jogador estrangeiro com mais
partidas disputadas pela equipa. Na última rodada do Campeonato Espanhol, frente ao Levante, a estrela argentina igualou o
holandês Phillip Cocu, que representou o Barcelona entre 1998 e 2004, com 292 partidas.
Confira a lista de atletas poupados para o jogo contra o Bate Borisov: Valdés, Alves, Puyol, Abidal, Mascherano, Keita, Busquets,
Xavi, Iniesta, Cesc, Messi, Alexis e Villa.