A Lazio terá de brigar pela classificação à próxima fase da Liga Europa na última rodada. Nesta quinta-feira, a equipe ficou no 0 a 0 em visita ao Vaslui, da Romênia, e brigará diretamente com o rival pela segunda vaga do Grupo D - a outra é do Sporting Lisboa, que venceu o Zurique por 2 a 0, na capital portuguesa, e garantiu a classificação como líder da chave.
Faltando uma rodada para o fim da fase de grupos, os portugueses chegam aos 12 pontos, enquanto Vaslui e Lazio ficam com seis - os romenos levam a melhor nos critérios de desempate. O Zurique é o lanterna, com dois, e está fora.
Com o brasileiro Hernanes no time titular, os italianos foram pressionados durante grande parte da partida. O Vaslui não contou com seu principal jogador, o meia brasileiro Wesley - revelado na Ponte Preta e com passagem por diversos clubes portugueses -, mas entrou reforçado pelo zagueiro Gladstone (ex-Cruzeiro) e o meio-campo Adaílton (ex-Parma e PSG).
Na etapa final, os donos da casa chegaram a ter um gol anulado - aos 25 minutos, Temwaniera balançou as redes, mas estava em posição de impedimento. Pouco antes do fim, o jogador voltou a ameaçar o goleiro Marchetti em cabeçada, mas a bola passou pela direita.
Os minutos finais ficaram marcados pela pressão da Lazio, que teve boas chances com Sculli, Rocchi e o veterano Miroslav Klose.
Com isso, a equipe italiana entra em campo na última rodada, dia 14, precisando bater o time português no Estádio Olímpico de Roma e torcendo por um empate do Vaslui em visita ao Zurique, na Suíça. Igualdade das duas equipes classifica o Vaslui, que tem melhor desempenho no confronto direto - marcou dois gols nos 2 a 2 com a Lazio na capital da Itália.
Polga é titular no triunfo do Sporting
Equipe avança em primeiro lugar (AFP)
O zagueiro brasileiro Ânderson Polga jogou os 90 minutos da vitória do Sporting sobre o Zurique por 2 a 0, em Lisboa. A equipe selou a classificação como primeira da chave com a vitória.
O primeiro gol no estádio José Alvalade saiu aos 16 minutos. Schaars lançou e o holandês van Wolfswinkel bateu de pé esquerdo, abrindo o placar. O búlgaro Bojinov fez o segundo aos 13 da etapa final, de cabeça, após bom cruzamento do espanhol Diego Capel.
No Grupo E, Besiktas segue com boas chances
Graças a um gol marcado por Quaresma aos 48 minutos do segundo tempo, o Besiktas venceu o Maccabi Tel-Aviv por 3 a 2 em Israel, permaneceu no segundo lugar do Grupo E e se aproximou de ficar com uma das vagas na próxima fase.
O lance salvador permitiu ao time turco alcançar os nove pontos, três a mais que o terceiro colocado, o Dínamo de Kiev. A equipe ucraniana ficou no empate em 1 a 1 em visita ao líder Stoke City, com 11 pontos e já garantido no mata-mata.
Os quatro times voltarão a campo também no dia 14. O Besiktas terá apenas que empatar com o Stoke em Istambul, enquanto o Dínamo precisará golear o Maccabi em Kiev e ainda contar com uma derrota dos turcos.
30/11/2011 20h12 - Atualizado em 30/11/2011 20h29
Tottenham é surpreendido por time grego e está praticamente eliminado
Em jogo muito polêmico, Spurs caem por 2 a 1 para o PAOK no White Hart Lane e precisam de um milagre para avançarem. PSV fica em 1º no Grupo C
De tanto utilizar os reservas e minimizar a Liga Europa, o Tottenham acabou complicando a sua classificação para a fase mata-mata. Em jogo muito polêmico, os Spurs foram surpreendidos pelo PAOK e perderam por 2 a 1, nesta quarta-feira, no White Hart Lane, pela quinta rodada do Grupo A.
Os gols da partida foram marcados por Salpingidis e Athasiadis, ambos no primeiro tempo, aos seis e 13 minutos, para os gregos. O croata Luka Modric, em pênalti inexistente que ainda causou a expulsão de Stafylidis, descontou aos 39 para o time do goleiro Gomes.
Com um a mais, os donos da casa foram para a pressão na etapa final, mas esbarraram na defesa grega, que atuou praticamente como uma muralha e impediu o empate – quando a bola atravessou a linha, o árbitro holandês Bas Nijhuis anulou, marcando falta clara de Defoe em Contreras. No fim, muita comemoração do PAOK, que conseguiu uma classificação antes improvável.
O resultado deixa os ingleses precisando de um verdadeiro milagre para avançarem. Com sete pontos, a equipe do técnico Harry Redknapp só pode alcançar o Rubin Kazan (10), que goleou o Shamrock Rovers, em outro jogo da chave, por 4 a 1. Como o confronto direto com os russos ficou empatado (uma vitória por 1 a 0 para cada lado), o Tottenham precisa tirar uma diferença de seis gols na última rodada, no dia 15 de dezembro, contra o Shamrock, em Dublin. O Rubin Kazan visita o PAOK.
Pelo Grupo C, o tradicional PSV Eindhoven confirmou a primeira colocação ao derrotar o Legia Varsóvia por 3 a 0, na Polônia. Com o zagueiro Marcelo, ex-Santos, entre os titulares, a equipe holandesa chegou ao primeiro gol aos 32 minutos do primeiro tempo, quando Zewlakow marcou contra. Na etapa final, Mertens fez o segundo cobrando pênalti, aos 14 minutos, e Labyad fechou o placar, aos 23. O PSV foi aos 13 pontos, enquanto o Legia, segundo, soma nove.